Retina POP

No liquidificador, a cultura POP

10.000 A.C. ***

Hoje resolvi investir R$6,00 numa sessão da tarde. E o escolhido foi, claro, o novo blockbuster do Roland Emmerich, 10.000 A.C. O alemão (com exceção de Godzilla) nunca tinha me decepcionado, e eu sempre sai de suas destruições (Independence Day, O Dia Depois de Amanhã) satisfeito. Infelizmente não é sempre que um Big Mac te faz bem, e hoje foi meu dia de sorte.

Sessão da Tarde pura, o cineasta deixa todo o fiapo de “consciência política e ambiental” de O Dia Depois de Amanhã, em troca de mais um tradicional épico hollywoodiano  sobre “vencer seus medos” e “enfrentar a opressão”. A sorte é que a projeção é curtinha e despretensiosa, daí não chega a ser um programa das cavernas. 

A história é das mais simples…

10.000  anos A.C. os homens pilhavam, sequestravam e guerreavam entre si – me diz se depois do Messias, alguma coisa mudou? – justamente quando uma profecia “milenar” está prestes a acontecer: um guerreiro vai ser designado em salvar o mundo e de quebra, levar a garota no final. Basicamente isto. As cenas de ação são corretas (como se fosse MUUITO emocionante ver um monte de mamutes digitais nervosos) e enfeiaram tanto os atores, que se são famosos, eu não reconheci nenhum.

Na verdade um detalhe me chamou a atenção. Mesmo sendo usado como “recurso dramático” pelos roteiristas, as “coincidências” (entenda profecias antigas, crenças) daquele período retratado: a posição das estrelas, o portador da destruição, o “messias”… era o que movia o cotidiano da História. E questiono: 10.000 anos depois deste 2008, a nossa religião e os atos consequentes dela, nossas superstições, guerras e motivos para “grandes acontecimentos” serão tomados como “mera coincidência” pelas gerações futuras? Será que evoluímos mesmo, ou a nossa existência toda se baseia na auto-crítica aprimorada milênio à milênio?

10.000 A.C. *** de Roland Emmerich, EUA 2008 Aventura/Ação 109 min

2 Comentários»

  elaine wrote @

Ai, adorei.
Vc é um bocó que fica perdendo tempo escrevendo sobre a Britney quando tem tanto amor pra dar… haha
Só uma coisinha: qual seu problema com Mamutes Digitais Nervosos????
amores (muitos)!

  marquinhos wrote @

Ai porra para de ser inteligente e escrever textos legais


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: